sábado, 30 de abril de 2011

O Valor De Uma Verdadeira Amizade


1ª Timóteo 4:1-13
"Conjuro-te, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino, Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina. Porque virá tempo em que näo suportaräo a sä doutrina; mas, tendo comichäo nos ouvidos, amontoaräo para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; E desviaräo os ouvidos da verdade, voltando às fábulas. Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as afliçöes, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério. Porque eu já estou sendo oferecido por aspersäo de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo. Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e näo somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda. Procura vir ter comigo depressa, Porque Demas me desamparou, amando o presente século, e foi para Tessalónica, Crescente para Galácia, Tito para Dalmácia. Só Lucas está comigo. Toma Marcos, e traze-o contigo, porque me é muito útil para o ministério. Também enviei Tíquico a Éfeso. Quando vieres, traze a capa que deixei em Tróade, em casa de Carpo, e os livros, principalmente os pergaminhos."

Lá para meados de 2006, convidado para pregar em um congresso de avivamento de uma determinada igreja evangélica, esbocei um sermão que tinha por tema: "Demas ou Lucas, que tipo de amigos somos de Paulo?


Talvez não fosse o tipo de sermão adequado na concepção daquela liderança naquele evento, já que falar sobre caráter transformado, não gera certos sensacionalismos em um congresso que tinham uma roupagem de “avivamento”. O povo prefere ouvir mensagens sobre vitórias, triunfos, prosperidade e etc.

Sendo que minha intenção naquele momento não era ser um sensacionalista, como costumava ser quando era convidado para pregar em tais congressos. Passava por um momento que as máscaras de falsos irmãos, que insistiam em me chamar de “amigo”, começavam a cair de suas faces de falsas ovelhas, para se revelarem como “inimigos do evangelho”. 

Então, vivendo esse momento de solidão ministerial, resolvi pregar sobre o valor da comunhão e amizade no meio cristão, o que é muito existente na teoria, principalmente em dia de Ceia, mais que na prática, foge totalmente da realidade.

Afinal, que tipo de caráter temos? Com o de Demas ou com o de Lucas?

As poucas informações que temos sobre Demas já podem caracterizar seu caráter. Veja que em Colossenses ele é revelado como alguém íntimo de Paulo. Já na segunda epístola escrita por Paulo ao jovem Timóteo, Demas é revelado como alguém que o abandonara amando o presente século no momento que o grande apóstolo mais solicitava de sua presença ao seu lado.

Demas é do tipo que enquanto você estiver no auge de seu chamado, enfrentando demônios, bestas feras, abismo, náufragos, prisões, açoites, fome, frio, nudez, perigos diversos, e chamá-los de “uma leve e momentânea tribulação”, é importante está ao lado de um homem como esse.

Ora, este homem é aquele que foi ao terceiro céu, e que dizia que todas as tribulações deste tempo presente não podiam ser comparadas com a glória que seria revelada a todos nós. Como ficar longe de um homem desses? Isso não é um homem como nós. Deveria entrar na lista de super-heróis. Portador de uma intimidade com o Criador que nenhum outro teve. Sentia prazer nas fraquezas e nas injúrias por amor de Cristo. Ao lado deste santo apóstolo, estarei bem na fita com Deus.

Só que este homem inabalável e aparentemente indestrutível em relação a sua fé, que declarava ter combatido o bom combate, acabado a carreira, mais que permanecia com sua fé intacta, na continuação de sua epístola no capítulo 4 do versículo 9 em diante, meio que, paradoxalmente, demonstra sintomas de depressão como dores, frustrações, traições, desamparos, e implora para que o jovem Timóteo se apresse, pois, apenas Lucas estava com ele naquele momento de dor.

Lucas dispensa comentários nesse momento. Lucas, o amigo fiel. Mas, e Demas? Ah sim, este quando percebeu a humanidade de Paulo em relação as suas dores, preferiu abandoná-lo. Paulo só é interessante enquanto este for inabalável. Enquanto que um Paulo depressivo é melhor se distanciar dele.

Demas, infeliz, Demas! Como estão cheio destes no que chamamos ironicamente de “família cristã”. Ah Lucas, generoso, Lucas! Na alegria e na tristeza, na fama ou na lama, no pódio ou na lona, com dinheiro ou sem dinheiro, o valor de uma verdadeira amizade ultrapassa o que necessariamente temos mais se fortalece naquilo que verdadeiramente somos.

Sinceramente, será que nossa relação com aqueles que chamamos de “irmãos”, se parecem mais com o caráter de Demas ou de Lucas? Será que nos amamos pelo que temos ou nos amamos pelo que somos?  Pois é, este foi o corpo do meu sermão naquele dia. Que dificuldade temos de sermos como Lucas, mais que facilidade temos em sermos tão parecidos com Demas. Convidei a todos a refletirem sobre isso, e, ainda mais, que muito próximo deles, havia sempre um Paulo precisando de um Lucas ao seu lado.

Hoje, vejo que a presença de Lucas é indispensável. Mais se Timóteo se apressar e trazer ainda João Marcos consigo, será muito melhor. Naquela masmorra gelada, Paulo pediu para trazer a capa que havia deixado na casa de Carpo, pois, somando ao calor humano, será totalmente de grande utilidade. E pediu também para não se esquecer dos livros e principalmente dos pergaminhos para ocupar sua mente e não permitir que o diabo trabalhasse nela.

Assim a gente fica sabendo que o homem que não tinha medo da morte, que não fugia da raia, que encarava tudo e todos, também entravam em depressão. Também ficava tomado pelo tédio. Que precisa de seus livros e pergaminhos para entretenimento mental e não ficar surtado. Que demonstrava tão íntimo do Senhor, precisa radicalmente de amigos.

Sim, amigos leitores. Penso, hoje, que a presença de um Lucas, Timóteo e João Marcos, às vezes, superam toda uma campanha de oração com dezenas de pessoas colocando a mão na sua cabeça apenas para cumprir um ritual que nada difere das rezas dos católicos.

Basta um, bastam dois, bastam três, basta um toque, basta um afago, basta uma capa quente, basta um sorriso, basta uma chegada, basta à lembrança. Não há nenhum segredo, é só encontro, é só trazer, é só a prática, é só vir, é só abraçar, é só dizer: eu to contigo até o fim! Não importa qual seja o fim, eu estou aqui!

Por favor, de todo o meu coração. Palavra de quem foi abandonado por tantos Demas nesta vida. APRENDA a ver a graça de Deus nesses gestos singelos, porque no final de tudo, é isso que vai prevalecer, quando Jesus disser:

“Vinde benditos de meu Pai ... porque Paulo teve fome, e tu lhe deste de comer, Paulo teve sede, e tu lhe deste de beber, Paulo esteve nu, e tu trouxesse a capa de Trôade, Paulo esteve preso, e tu foste visitá-lo, Paulo era estrangeiro em Roma, mas tu não tiveste nenhuma vergonha de dizer: eu estou com ele”

“Por que quem der um copo de água a um desses meus pequeninos irmãos, a mim me dá. Por que quem recebe a mim, recebe a meu pai, e quem recebe aquele me enviou, a mim recebe. E qualquer um que der um copo de água a um desses pequeninos, a mim mo dá. E quem acolhe um profeta como profeta de Deus, esse mesmo receberá galardão de profeta”.

Isso é ser alcançado pela Graça. Esse é o segredo de Cristo quando disse onde estiver dois ou três em seu nome, Ele estaria conosco. Por mais que a Instituição Evangélica esteja se distanciando do verdadeiro significado do Evangelho de Cristo, Deus sempre vai permitir que companhias como a de Lucas, Timóteo e João Marcos estejam contigo valorizando a verdadeira essência da simplicidade de Cristo: AMANDO-NOS UNS AOS OUTROS.

Apenas 3 amigos sinceros, superam uma multidão de religiosos e suas falsas promessas de amor ao próximo. Uma capa que me aqueça no inverno, supera toda campanha e correntes de orações que eu me atrevo a chamá-las de desnecessárias. Prefiro uma excelente leitura bíblica acompanhado de um bom livro que ocupem minha mente naquilo que me dê esperança, do que centenas de mensagens sobre prosperidade, riquezas, e todo sensacionalismo que envolvem tais mensagens.

Enfim, de alguma forma, agradeço por cada Demas que um dia esteve do meu lado, vocês serviram como medidor para que as verdadeiras amizades permanecessem. E a cada Lucas, Timóteo e João Marcos que mesmo sendo a minoria, valorizaram o verdadeiro sentido de amizade, confesso que nossa amizade com a de Deus, seremos sempre a maioria.

Que Deus abençoe a todos (Demas, Lucas, João Marcos e Timóteos da vida).

Em Cristo que permitiu que o joio crescesse junto com o trigo, para que na grande colheita, o trigo fosse recolhido para o seu grande Celeiro.

2 comentários:

  1. Olá Pr Sergio, infelizmente essas coisas acontecem, e aí, agente aprende que "para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça. No sucesso, verificamos a quantidade e, na desgraça, a qualidade".
    Não faz muito tempo, eu passei por uma, que me serviu pra ver e conhecer quem é meu amigo de verdade, e lhe confesso que não escapou nem um. Fiquei frustrada, mas creio que foi por permissão de Deus. Pois amigos de verdade, põe a mão no fogo por seu amigo, ainda que venha a lhe quimar a mão, o que não foi no meu caso, e se alguém estivesse colocado mão no fogo por mim, não ia quimar, e eles viram depois, pois DEUS É FIEL, porque o que tinham planejado contra mim, caiu por terra, então depois de tudo esclarecido tentaram se chegar de novo, mas agora eu não os quero mais como amigos, como amigos não, rsrs
    Ainda bem que Deus nos conhece por dentro e por fora, e não nos abandona, não é mesmo! esse texto falou muito comigo Pr, eu entendo o que você está querendo dizer com este post, e tenho certeza que vai falar com muita gente que o ler também.
    Que Deus continue lhe abençoando, e lhe usando em nome de Jesus! A Paz do Senhor!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Helena, Graça e Paz.
    Ao ler seu comentário logo me veio a mente as palavras como : "Bem vinda ao Clube".

    Clube dos que ainda acreditam que existam amizades que te valoriza pelo que você é, e não, pelo que vc tem ou deixou de ter.

    Fico feliz que compreenda o que eu quero dizer com este texto, existe um desabafo sincero nas entrelinhas.

    A parábola entre o sucesso e a desgraça recai bem sobre o que Paulo quis dizer a Timóteo em relação a Demas e a Lucas. E destacou: Na "desgraça" somente Lucas está comigo. Mas vem logo, traga João Marcos, a capa, os livros e os pergaminhos.

    Pronto! O que são os Demas da vida se tivermos aqueles a quem de fato são os nossos amigos?
    Sabe, Helena, estou a procura destes Lucas, João Marcos e Timóteos ainda. Poderiam chamar estes de pai, mãe, esposa e filho. Mais estes estão acima do valor de uma amizade, afinal, família é muito superior a isso, embora sejam eles meus amigos também.

    Talvez estes amigos não estejam aqui próximo de mim, mas, creio, que estão espalhados por aí e que a internet tem a função de me apresentá-los mesmo que virtualmente. Sendo assim, vou vivendo minha vida e aprendendo a nunca priorizar quem apenas "me quer" por opção.

    Um bjão no coração

    ResponderExcluir