quarta-feira, 4 de maio de 2011

A morte de Bin Laden e a comemoração dos EUA


Nestes últimos dias algumas notícias ganharam destaques no mundo todo: O casamento real, a beatificação do Papa e a morte de Osama Bin Laden. Este último com um destaque maior em relação ao que isso representa não só para o governo dos EUA, mais para todo mundo.

Ainda na madrugada deste último domingo para segunda (01/05), acompanhando ao vivo pela Globo News o pronunciamento do presidente Barack Obama, uma coisa me chamou atenção: Uma multidão saiu para as ruas, com bandeiras nas mãos e foram comemorar a morte de seu maior algoz: Osama Bin Laden.

É claro que uma sensação de alívio tomou conta de todos nós naquele momento. Afinal, lembro-me perfeitamente da manhã daquele 11/09/2001, trabalhando no Almoxarifado de uma antiga empresa, quando fomos noticiados pela barbárie cometida ao povo Americano. Nós choramos, lamentamos pelas vidas que se foram, intercedemos pelos familiares e ficamos com sede de justiça. Um crime deste nível não pode ficar impune.

Só que quase 10 anos após tudo isso, algo me veio à mente: Meu Deus estamos mesmo comemorando a morte de alguém?! Logo, pensei: Que pensamento hipócrita, se tivesse algum parente ou amigo morto naquele dia também teria esta mesma sensação de vitória e comemoraria com todas as minhas forças a morte deste infeliz!

Mas, sei lá. Devo mesmo ser um extra-terreste nesta sociedade que vivemos hoje em dia porque eu não consigo aceitar a hipótese que violência deve ser combatida com a violência. E qual o resultado disso? O temor de que seu povo representado pela AlQaeda  se vingue agora dos EUA usando o quê? A violência!

É, vivemos momentos que amor se esfriou realmente e a violência desenfreada virou motivo de comemorações. Por isso Cristo não era desse mundo quando disse para amarmos até mesmo nossos inimigos. Desculpem gente. Prezo pela justiça, choro com os que choram sem hipocrisia, mais não consigo conciliar a idéia de que a violência é a melhor resposta. Talvez eu seja hipócrita, ou quem sabe, um extraterrestre mesmo.

Em Cristo que chama a vida de existência e a morte de vida.

3 comentários:

  1. Quando refiro-me a violência, a mesma também pode ser interpretada por "terrorismo".

    Afinal, desde o 11/09 o EUA combateu o terrorismo praticando o que? Terrorismo.

    Enquanto Bin Laden matou mais de 2 mim pessoas naquele atentado, os EUA mataram mais de 919.967 entre terroristas e inocentes.

    Será mesmo que o fim justificam os meios?
    Para refletir!

    ResponderExcluir
  2. E tudo isso ai, eles dizem que é motivado pelo amor, o camarada destroi, arrebenta com tudo, mata muitas pessoas e tem a cara de pau de dizer que é por amor a sua patria. Como se o amor tudo perdoa, tudo suporta? aff!! eu acho que amor sim, mas amor ao poder!

    ResponderExcluir