terça-feira, 10 de maio de 2011

União Homo Afetiva e o Pavor Evangélico


Eu sou totalmente cônscio de que o tema proposto é de uma polêmica muito grande. Sendo que polêmica existe exatamente porque a "crentalhada" escolheu a homossexualidade como o principal pecado a ser combatido, e o resultado disso, são essas guerrinhas desnecessárias em nome de uma falsa fé.


Em primeiro lugar, não preciso me convencer de que a Bíblia condena à prática homossexual, assim como condena a gula, a fofoca, a mentira, o roubo, a cobiça, a maledicência, o adultério, e, partindo por este pressuposto, todos, disse, TODOS, estaríamos perdidos se a Graça de Jesus não nos alcançassem. 


Alguém diz: Deus ama o pecador, mais odeia a o pecado. Ou poderiam dizer: Deus ama o homossexual, mais odeia o homossexualismo. Sendo assim, eu aprendi com este Deus a amar os homossexuais, e quanto a odiar o homossexualismo, isso não cabe a mim a partir do momento que eu não tenho poder de salvar ninguém, visto que, a salvação não vem de nós, é dom de Deus.


Só que o que vemos hoje em dia são pastores que se dizem "defensores da fé", acirrarem uma briga contra o homossexualismo como se Deus fosse um tirano, ditador e psicopata. E nessa luta desnecessária o que vejo são homossexuais a cada dia mais se afastando das igrejas evangélicas, porque ninguém gosta de está em lugar aonde são tratados como bichos, diferentes, isentos da misericórdia de Deus.


 E não são esses os ensinamentos de Cristo revelado nos Evangelhos. Visto que, as maiores atenções de Jesus e até mesmo seus maiores exemplos de amor, respeito e compaixão, fora exatamente com pessoas excluídas e pecadoras da época, como uma uma mulher adúltera, um cobrador de impostos, uma mulher hemorrágica, e etc.


Depois do casamento real, da beatificação do Papa João Paulo e da morte do Bin Laden, agora, a notícia do momento é que, enfim, o congresso aprovou uma lei homo afetiva entre casais homossexuais.


 Embora o reconhecimento da união homo afetiva permita aos casais homossexuais o direito à herança, à adoção, à pensão alimentícia, a ter um dos companheiros como dependente em seguros, planos de saúde e Previdência Social, além de divisão dos bens em caso de separação, entre tantos outros direitos concedidos à união estável de casais heterossexuais, vale à pena ressaltar que a decisão do STF não reconheceu o casamento homossexual o que eu admito poder acontecer num futuro próximo.


Agora, concorde comigo ou não. Não estou aqui para defender alguma classe nem tampouco seus princípios. Tenho opinião formada ciente de que, se estou errando com Deus, cabe a Ele me julgar naquele dia. Esse alarde que os evangélicos todos fazem em relação a isso tudo, só meu causa náuseas e me mostra o tanto que os mesmos se distanciaram do Caminho de Cristo.


Esse papo de que as crianças que serão adotadas por casais homossexuais terão influências em sua sexualidade é balela. Afinal, as crianças que cresceram homossexuais não eram estas filhas de casais heterossexuais? Partindo por esta lógica o casal heterossexual não deveria então interferir em suas opções sexuais?


Estão com peninha das crianças que serão adotadas? Porque antes dessa lei ser aprovada vocês não foram lá e adotaram essas crianças? Qual o problema? É que casais homossexuais podem dar carinho, respeito e amor a estas crianças que por casais heterossexuais de alguma forma foram abandonadas e até mesmo jogadas no lixo? Ou será que essas crianças foram abandonadas por casais homossexuais?


Ah, querem defender sua fé? A fé é sua e não deles. Já viu Deus obrigar alguém a viver de acordo com os seus princípios? Na história da igreja não está escrito que por tanto tempo a Igreja Católica possuía toda liberdade de culto e os protestantes eram perseguidos por não cumprir esta lei? Não brigamos tanto que um dia esta lei fosse revista e que a liberdade de culto fosse de todos?


O que queremos agora? Impedir a liberdade de outros só para dizermos que defendemos a Deus? Não é Bíblico que o mundo jaz no maligno e que se esperarmos por Cristo somente nesta vida somos os mais miseráveis dos homens? Ora, da mesma forma que não precisa aceitar a fé de ninguém, este também não é obrigado a aceitar a sua fé. 


Quer ganhá-los para Cristo? Aprenda com Jesus que mesmo andando, almoçando, bebendo vinho ao ponto de ser chamado de beberrão, e entrando na casa de pecadores, nunca os descriminou, pelo contrário, os amou. Minha e sua obrigação é amá-los, se Deus vai salvá-los ou não, não cabe a eu saber, nem cabe a eles saberem se serei salvo ou não visto que a salvação pertence tão somente a Deus.


Sei que na minha insignificância eu preciso fazer muito. E sei também que carinho, amor, respeito, compaixão vão além de opções sexuais. Se existem heterossexuais que são altamente promíscuos, porque não vão existir casais homossexuais que são amorosos e respeitosos ao ponto de dar a uma vida todo carinho que alguém, talvez, heterossexual, nunca deu?


Quem sabe você discorde totalmente ou até me julgue por isso. O que eu escrevo, escrevo com consciência em Cristo. E se eu estiver errado, que Ele me julgue. Se estiver certo, que julgue a maioria que preferem viver em desuniões, hipocrisias e preconceitos.


Em Cristo que me amou com todos os meus erros, e, me amando assim, me ensinou a amar outros independentes dos seus.

8 comentários:

  1. É verdade amar não significa concordar com todas as atitudes mas também não julgá-las, a religiosidade excessiva é um retrato da escassez de amor que estamos vivendo, como dizia Freud "a religião é o ópio de povo"

    ResponderExcluir
  2. Eu acho esse assunto polemico demais Pr Sergio,
    acho que devemos continuar pregando a verdade, mas sempre com amor, nunca esquecer que a verdade liberta. O nosso maior problema como cristãos e a religiosidade de alguns, isso é fato. Mas a verdade tem que ser pregada, o pecado é pecado, veja bem, Cristo veio buscar e salvar o que estava perdido. E Ele conta com a igreja para fazer isso. Eu acho que falar aos homossexuais que eles estão no pecado, não quer dizer que eu não os ame, ou que eu esteja os condenando ou com preconceito, esse é o problema, se eu fizer isso, já vão dizer que sou preconceituosa, e isso eu não sou.

    ResponderExcluir
  3. Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pela abordagem, muito bacana!!!
    Realmente esse assunto dentro das Igrejas tem se tornado razão pra se fazer uma guerra contra a carne e contra o sangue, esquecem o que Cristo nos ensinou, e isso é o que deve fazer a Diferença, onde está o Amor? Pois é isso que nos respauda aqui na terra como verdadeiros Discípulos de Cristo, hoje infelizmente o que há em nossas Igrejas é apenas troca de Interesses, Pastores e Lideres que visam apenas seu "Apogeu" e esquecem os verdadeiros Ensinamentos do Senhor.
    Estamos afungentando as Almas, ao invés de atraí-las, nossa discriminação e ódio as repelem, estamos esquecendo de nossa verdadeira Missão aqui na terra.
    Eu fico triste o que um certo Pastor faz ou tenta fazer em seu Programa de TV...

    Nossa Pátria não é aqui, o mundo jaz no Maligno, o próprio Jesus disse que Seu Reino não é daqui.
    Caro Pastor, estou de acordo com suas Declarações postadas em seu Blog, eu diria que vc tem a Mente de Cristo e a Visão do Alto!!!

    Forte abraço!!!!

    ResponderExcluir
  4. Helena, Graça e Paz.

    Antes, muito obrigado por sempre está apreciando as leituras no blog e sempre comentando. Não sou blogueiro, mais não há nada que faça um feliz, do que ler os comentários.. rsrs.

    Quanto ao seu comentário, eu o entendo muito bem. Só que esse "medo" da maioria dos evangélicos não passa de mito. Pq? Pq em nenhum momento a lei contra a homofobia irá contra a nossa liberdade religiosa de culto.

    Ou seja, vivemos em um Estado Laico com toda liberdade de expressão religiosa sem que o Estado intrometa em nossos credos, costumes, liturguas, dogmas e etc. E sabe quem conquistou isso? Os próprios protestantes que hoje chamamos na sua maioria de evangélicos.

    Sendo assim, ainda que aprove uma lei que favoreça a prática homossexual, essa lei não pode intervim numa lei maior que é a nossa liberdade de expressão religiosa.

    O que eu acho interessante, é que os evangélicos por muito tempo lutou para termos o que chamamos hoje de "liberdade de culto", mas, ironicamente, estamos lutando contra a liberdade de outros por não defenderem a nossa fé.

    Minha opinião é que estamos tanto preocupados em defender o que chamamos de "nossos princípios" e estamos dando um tiro no pé, pq a homofobia existe, tem pessoas que estão morrendo por causa desse crime e estamos "atrapalhando" o direito destes se defenderem.

    Devo ressaltar que não defendo nenhuma bandeira. Já disse num artigo anterior, que muitos homossexuais fazem da lei contra a homofobia, uma heterofobia. Isso eu sou contra. Sou contra a qualquer extremismos.

    Em suma, minha amiga, com todo o respeito que eu tenho pela sua pessoa. A homossexualidade é pecado. Isso não se discute. Mais quando diz que a verdade deve ser pregada, isso é que o meu preocupa. Ora, desde quando a verdade deixará de ser verdade? E quanto aqueles que não quiserem aceitar a nossa a verdade? Não tem eles o direito de rejeitá-las?

    Não posso ir contra uma lei que defenderá uma classe de pessoas de serem violentadas, humilhadas, esculachadas e mortas só por defender uma verdade que eu escolhi ser meu estilo de vida.

    Enfim, finalizo com aquela famosa frase de Voltaire:

    "Posso não concordar com uma só palavra do que dizeis, mas defenderei até a morte vosso direito de dizê-la."

    Um grande abraço!!

    ResponderExcluir
  5. Magno. Graça e Paz.

    Muito obrigado pelo comentário e parabéns pelo seu blog.

    Vc disse: "Eu fico triste o que um certo Pastor faz ou tenta fazer em seu Programa de TV..."

    Eu fico triste, meu brother, com que o "CRISTIANISMO" se tornou. O que vemos hoje, é resultado de séculos de uma história obscura.

    Infelizmente, após a Reforma Protestante, o que seria então, a volta do "Cristianismo" ao Evangelho Puro e Simples de Cristo, ficou manchada pelos debates teológicos em nome de uma verdade absoluta.

    Antes, era os Luteranos lutando contra os Reformados para saberem quem "possuía" a verdade absoluta do Protestantismo. Enquanto que a SIMPLICIDADE de Cristo dava lugar ao extremismos dessas instituições.

    E o que vemos hoje? Exatamente a herança desses erros grotescos. Continuam insistindo em debates desnecessário enquanto que a Pureza e simplicidade de Cristo vai sendo jogado na lata do lixo.

    Mas, enfim, é mister que tudo isso aconteça. Nossa alegria é saber que nada disso vai interferir em nossa fé.

    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  6. rsrs... é por isso que eu não gosto de discutir esse assunto Pr Sergio rsrsrs ... sempre dá nisso. Que façam o que quiserem, só acho que a verdade que é Jesus tem que ser pregada, porém se vai ser ou não aceita são outros quinhentos,e que eu ser contra as práticas homoxessuais não quer dizer que eu seja homofobica, ou que eu os odeie, ou que seja preconceituosa, pelo amor de Deus! concordo tem muita coisa errada em nossas igrejas, mas quem for limpo que se limpe ainda mais e, quem for sujo que se suje mais. Grande abraço Pr, e que Deus continue lhe abençoando em nome de Jesus!

    ResponderExcluir
  7. Então, eu entendo isso. Olha só, não é o seu caso, mais estamos falando de algo que não concordamos que é a prática homossexual.

    Da mesma forma que não concordamos com a inveja, a mentira, a soberba e até a gula, não é? Sendo que diariamente nos relacionamos com invejosos, mentirosos, soberbos e gulosos no nosso dia a dia seja no trabalho, na rua, no vizinho e etc.

    Ou seja, ainda que não concorde com tais práticas é impossível deixar de conviver com pessoas assim, faz parte de nosso ciclo social.

    Agora substitua esses termos para "homossexualidade". Logo, a nossa comunidade (pré)conceituosa interpreta tal prática como algo indiferente ao nosso relacionamento.

    Sendo que no nosso dia a dia nos relacionamos com pessoas homossexuais a todo momento, ou até frequentam nossa casa, sem sabermos. Mais tudo muda a partir do momento que sua "opção sexual" é revelada.

    Assim, eu posso me relacionar com um mentiroso discordando de suas mentiras, como me relacionar como invejoso discordando de sua inveja, como me relacionar com um glutão discordando de sua gula, e, por fim, me relacionar com homossexual discordando de sua homossexualidade.

    Isso não irá mudar. Agora, eu penso assim: Se um homossexual frequentar meu habitat social, acho muito mais viável pregar o Evangelho para ele mostrando a oportunidade de ir ao céu com amor, do que apontar seus erros mostrando-lhe um inferno.

    Mais isso vai de cada um, alguns sentem mais prazer em falar de pecado alheio e inferno o que, inconscientemente, pratica a lei da exclusão, tipo, quanto mais pessoas forem para ao inferno, mais vagas no céu para mim.. rsrsrs.

    O que repito: NÃO É O SEU CASO! Vc é bênção!

    ResponderExcluir
  8. rsrs...eu lhe entendo e obrigado por me compeender! Que Deus continue lhe abençoando!


    Essa foi boa: "quanto mais pessoas forem para ao inferno, mais vagas no céu para mim" ... kkkk...

    ResponderExcluir