quinta-feira, 31 de março de 2011

Não dêem pérolas aos porcos


Não dêem o que é sagrado aos cães, nem atirem suas pérolas aos porcos; caso contrário, estes as pisarão e, aqueles, voltando-se contra vocês, os despedaçarão."
Mateus 7:6

O que Cristo quis dizer em relação a não darmos pérolas aos porcos? "Dar pérolas aos porcos", segundo o wikcionário (dicionário universal de conteúdo livre), significa dar algo de valor a quem não o aprecia ou compreende.

O próprio Mestre alertou os discípulos de que não deveriam insistir com certas pessoas que rejeitam o Evangelho (Mt 10:14-15). Jesus também teve ocasião de condenar alguns grupos inteiros (Mt 15:14; 16:6). Paulo, eventualmente, abandonou seus esforços com grupos que insistiam em rejeitar o Evangelho (At 13:46; 18:6).

Jesus tinha um tratamento diferente quando quem cruzava o seu caminho eram os fariseus e doutores da lei. Com estes, o mestre não pronunciava palavras de amor e perdão, mas, palavras duras de repreensões que se fossem traduzidas para os dias de hoje, certamente os puritanos altamente se escandalizariam. Se bem que, estes puritanos (fariseus) da época, se escandalizaram ao ponto de chamar Jesus de amigo de pecadores e beberrão.

Cheguei a conclusão de que não adianta dar pérolas aos porcos, eles jamais aceitarão. Meu maior erro, foi acreditar que um dia, talvez, eles permitiriam que a palavra da cruz fosse o poder de Deus para suas vidas e contrariei o conselho de Paulo que disse que para estes " é loucura".

Perdi muito tempo com isso, criei traumas que ficarão cicatrizadas pelo resto da minha vida, e até deixei de viver por este tempo apenas vivendo a vida de quem não aceitaria tais pérolas. Hoje, me abstenho apenas de pregar o evangelho com a minha vida e usando ferramentas como esta. Com os fariseus, eu não tenho mais pérolas para oferecerem, e sim, uma dose de repreensões e conselhos de se converterem de fato ao evangelho.

Antes de encerrar este artigo, gostaria de compartilhar uma reflexão sobre a lição da ostra que circula pela web com autoria desconhecida, porém, de conteúdo belíssimo:

"Uma ostra que não foi ferida não produzpérolas."


Pérolas são produtos da dor; resultados da entrada de uma substância estranha ou indesejável no interior da ostra, como um parasita ou grão de areia. Na parte interna da concha é encontrada uma substância lustrosa chamada nácar. Quando um grão de areia a penetra, ás células do nácar começam a trabalhar e cobrem o grão de areia com camadas e mais camadas, para proteger o corpo indefeso da ostra.


Como resultado, uma linda pérola vai se formando. Uma ostra que não foi ferida, de modo algum produz pérolas, pois a pérola é uma ferida cicatrizada.


Como isso tem a ver com o evangelho? A maior pérola (riqueza) produzida por Cristo, foi diante de sua maior dor: "A crucificação", que era a forma mais horrível e vergonhosa de humilhação para um homem. Com isso, as maiores pérolas que produzimos com consciência no evangelho, vem em meio as dores, perseguições, injúrias e desafetos.
Nosso maior erro, é oferecer essas pérolas produzidas com dores, aos porcos que jamais se importarão com o que você sofre por amor de Cristo. Que me perdoem as manadas, mais decidi oferecer as mais belas pérolas somente para aqueles que estão dispostos a viverem a Graça com a liberdade que ela nos proporciona.
Se quem anda com porco, farelo come... não tenho aptidão e nem estômago para saborear seus venenos recheados a hipocrisia e pré(conceitos). Faço parte da minoria que alimentam-se diretamente do Pão da Vida sem precisar ir a padaria (Quem lê, entenda). rs.

Em Cristo que não vivendo mais eu, permito que ELE viva em mim.

5 comentários:

  1. Perfect! Não podemos gastar toda a nossa energia dando pérolas a porcos, estes rejeitam viver conforme o evagelho puro e simples, mas há outros que diferentemente aceitam à palavra de Jesus e propagam o evangelho através de suas vidas. Muitas vezes deixamos de pregar para quem deveríamos para ficar insistindo em pessoas que não dão a mínima, mas creia que mesmo elas não aceitando, você já fez a sua parte. Temos que aprender o verdadeiro "evangelizar", o verdadeiro evangelho, aprender a maneira do mestre Jesus Cristo.

    meu blog: www.umtempocego.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Pôxa Pr Sergio! que maravilha de perola que você escreveu, ein? e essa reflexão sobre a ostra, eu não sabia, achei maravilhoso! um grande abraço Pr! a paz de Cristo.

    ResponderExcluir
  3. Ótimo texto! Pura verdade. Gastemos tempo e energia com aqueles que estão sedentos da Palavra Poderosa do Senhor.
    E aos que enchem-se com nossas "ladainhas e sermões", que fique a sua própria consciência, nossas orações e a esperança de um milagre! Mas não mais nossas valiosas pérolas, já que nem mesmo o Senhor os obriga a ouvi-las, quem seríamos nós tais a faze-lo.
    Gostei muito do blog!
    Lu Salmasi

    ResponderExcluir
  4. Deus sempre trabalhou com a minoria, eu nao sei onde vive. Eu moro nos EUA e apreciei o artigo. Mas lembre-se jamais devemos nos preocupar demasiadamente com aqueles que não sabem dar devido valor ao amor dado, só perde aquele que não sabe receber. A nossa tarefa como filhos de Deus é jamais nos cansar de fazer o bem. Olhando sempre para Cristo que se entregou por todos mas nem todos o aceitarão. Assim somos nós vivemos para glorificar o nome de Deus mas nem todos terão a sensibilidade de perceber a vida de Cristo em nós. O motivo: Estãon cegos e surdos. Agir com amor e misericórdia lembre.

    ResponderExcluir
  5. LINDAS PALAVRAS PR SÉRGIO, NÃO TE CONHEÇO MAS GOSTEI MUITO E ME SINTO MUITO EDIFICADO,GOSTEI MUITO TAMBÉM DA REFLEXÃO SOBRE A LIÇÃO DA OSTRA.
    SOU LÍDER DE CELULA E VOU REPASSAR ISTO PARA OS IRMÃOS

    ResponderExcluir