sábado, 4 de dezembro de 2010

Igrejas FAST FOOD


As igrejas hoje têm o Evangelho como produto, a lógica delas é a lógica capitalista, mas francamente, o evangelho não é um produto muito atraente, estou falando do verdadeiro evangelho, afinal imaginem uma propaganda assim:

"Sim, esta é a sua oportunidade, ligue agora e receba inteiramente grátis a salvação, é muito simples, basta que vc negue a si mesmo, arrependa-se de seus pecados e aceite Jesus como salvador e único Senhor da sua vida, em troca vc receberá a contradição, a perseguição e um sentimento estranho de não pertencer a lugar nenhum nessa terra. Vc perderá alguns amigos, e talvez, seus pais te mandem embora de casa, seus colegas do trabalho farão piadinhas com a sua sexualidade e perguntarão se vc dá o dízimo ao pastor. Bla, bla, bla"

Não ia ser campeão de vendas.

Para um produto ser vendável ele precisa ser NECESSÁRIO, ou seja, a empresa que o vende tem que convencer vc de que aquele produto é tudo o que vc precisa, "compre agora um stateckjetplayercell e seja feliz". O produto precisa passar a ilusão de que te faz feliz, mas ao mesmo tempo precisa não cumprir a promessa para que a necessidade seja constante no cliente.

É o modelo americano-capitalista de ser com suas igrejas FASTFOOD. Elas tornam vc um preguiçoso espiritual porque te convencem que vc só tem bênçãos a colher e não têm responsabilidades, a responsabilidade é toda delas, elas fazem, elas oram pelo seu clero, e vc apenas recebe. Assim vc ingere toneladas de porcarias que te enchem, estufam, mas que, não te alimentam de verdade. Sua silhueta aumenta muito, mas não é uma gordura saudável, logo vc terá problemas de pressão, diabetes, coração, etc.

FASTFOOD é uma comida para ser ingerida rápida, ela é feita para suprir necessidades do momento, por isso sua digestão é a jato. Você já se perguntou por que naqueles congressos as pessoas pulam, saltam, choram, mas uma semana depois estão vazias? Já se perguntou por que essa necessidade de sempre estar "recarregando as baterias"?



Nesse sentido, "obreiros" se tornaram "especialistas", vc não vai querer levar seu carro num mecânico "meia-boca", vai?

Eles precisam, para continuar mercadejando com vc, que vc se sinta INACAPAZ de fazer as coisas sozinho, ora porque orar por seu filho com sua oração sem fé e de pessoa não especializada se vc tem um profissional para fazer isso por vc?

A lógica comunitária do evangelho foi substituída por uma lógica de espetáculo, alguém de cima do púlpito te diz o que vc deve fazer para ser feliz, vc já foi centenas de vezes emocionado para à frente quando alguém te chamou e continuará indo. Afinal, eles têm acesso direto a Deus, falam diretamente com ele, ouvem sua voz, vêem anjos e outras coisas celestes e provam que estão certos com centenas de passagens do Antigo Testamento descontextualizadas. Vc é levado a não questionar o que eles fazem e dizem por que "Miriam questionou Moisés e ficou leprosa" e vc não quer acabar seus dias como um leproso, quer?

Vc já pensou que há anos vai à escola dominical, mas continua com aquela sensação que não sabe nada? E isso quando a própria Bíblia diz: Porque, devendo já ser mestres, pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus, e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e não de sólido mantimento; Hebreus 5:12

A Bíblia é um livro misterioso para vc? Uma caixa preta que só pode ser aberta pelos oficiais?

Por Isaías Gonçalves (Retirado da Comunidade Ass. de Deus no Brasil - Orkut, autorizado pelo mesmo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário