sábado, 1 de janeiro de 2011

Entende tu o que lês?

Atos 8: 30
"E, correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías, e disse: Entendes tu o que lês?"

Gente boa, em primeiro lugar, desejo a todos um feliz 2011 regado a muita paz, saúde e liberdade no Espírito. Aqui estou eu, postando meu primeiro artigo de 2011, vindo logo com uma bomba para desmistificar todo falso ensino do sistema religioso em relação a compreensão das Escrituras.

Ora, a Bíblia é um livro que dá margens para muitas teorias, basta ver a quantidade de interpretações e teorias em relação a compreensão das Escrituras. Afinal, aonde reside a dificuldade em compreender de fato o que a Bíblia ensina?

A pergunta de Filipe ao Eunuco ainda está a ecoar por essa geração: Entende tu o que lês?
Logo vem a resposta do eunuco: Como poderei entender, se alguém não me ensinar?
Eu ainda acrescento fazendo a seguinte pergunta: Eu como saberemos se não estão nos ensinando corretamente?

Alguns não entendem o que lêem, outros, entendem de uma forma errada porque lhe ensinaram assim. É teologia ao meu bel-prazer, o que for importante para meu rebanho, é Bíblia. O que não for, é heresia.

Afinal, como saberemos se estamos entendendo corretamente as Escrituras? E como posso ter certeza que não estou aqui apenas apresentando mais uma teoria com tantas outras existentes? A resposta é muito simples, tão simples como a simplicidade dos Evangelhos ensinado por Jesus Cristo.

A resposta inicia-se antes da criação. Segundo 1ª Pedro 1:17-20, o Cordeiro foi imolado antes da fundação do mundo. Antes de haver luz, já existia a cruz.

"Sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram,mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo,conhecido, com efeito, antes da fundação do mundo, porém manifestado no fim dos tempos, por amor de vós."

Ou seja, tudo relacionado a criação e a existência, passa por Cristo. O segundo ponto principal para compreensão das Escrituras, vem do verbo que se fez carne, registrado no Evangelho de João cap. 1 em diante:

"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez."
                                                                                                                                         Resumidamente, Jesus é a Palavra que se encarnou, tomou forma, nome e viveu entre nós. Sendo ele (A PALAVRA ENCARNADA), encontramos então a unica CHAVE hermenêutica para a interpretação e compreensão das Escrituras. A Bíblia que temos em mãos, ainda que, tenha passado por tantas traduções, e prejudicado todo seu contexto original, ela não passa de uma coletânea de livros. Cristo é as Escrituras, Cristo é a Palavra. Então chego a conclusão que, tudo relacionado as escrituras devem ser interpretados ao ponto de vista do Mestre. Simples assim! Ou não pareceu simples?                                                                                                                                      

  
Ainda que, seja polêmico para muitos teólogos, mais ao meu ver, muito simples, partindo por este pressuposto, eu não preciso da teologia sistemática para compreender as Escrituras. A teologia sistemática faz toda uma viagem pelo grego para entender algo que as vezes é tão simples. Ora, se o próprio Paulo diz em 1ª Coríntios 1:22-23, que a palavra da cruz é escândalo para os gregos, como posso viajar em todas as raízes gregas para compreensão da palavra que segundo Paulo causa escândalo para os mesmos? Se Jesus é a unica chave para compreensão, logo não preciso de tantas teologias sistemáticas.


João 5:39 "Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são ELAS mesmas que testificam de mim."


É simples, nossas tradições e teologias que complicaram. E por conta disso, hoje o Brasil é cenário de tantas aberrações teológicas e dogmáticas pelo simples fato de alguém lá atrás não ter interpretado as Escrituras corretamente.













Jesus disse para não sermos hipócritas, mais insistimos na hipocrisia religiosa. Jesus disse para priorizarmos o Reino de Deus e sua justiça, mais insistimos em priorizar as demais coisas. Jesus disse para amar os nossos inimigos, mais insistimos em travar guerras contra eles sobre trilha sonora em minha vitória tem sabor de mel. Jesus disse para tomarmos sobre nós o seu jugo, porque o mesmo é suave e o seu fardo é leve, mais insistimos em viver sobre nós um jugo pesado com tantos costumes e tradições. Jesus nos revelou a Graça para ser alcançados por ela, mais insistimos em vivermos aprisionados pela algemas da lei. Jesus morreu na cruz para que a palavra da mesma fosse loucura para os que perecem, mais para nós, o poder de Deus, mais insistimos em negá-la com tantas teorias, dogmas, manipulações, barganhas e sensacionalismos.



Enfim, se Jesus não for a unica chave hermenêutica para compreensão das escrituras, e ainda que seja toda nossa compreensão, se não fizermos com que o Verbo se encarne na nossa existência, chegaremos a conclusão de que, verdadeiramente, não entendemos o que lemos. Ou entendendo, não vivemos o que entendemos. O Mestre disse: "Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também." João 13:15

E você, entende o que lês?
Em Cristo que, nesses últimos dias, está convocando uma multidão de Bereanos para examinarem a luz das escrituras, tudo que está sendo pregado em cima dos púlpitos.

2 comentários:

  1. A paz de Cristo Pr Sergio! muito bom o seu texto, realmente, as vezes não entendemos o que lemos na biblia, e isso é muito perigoso, pois nos torna presa facil pra os heréticos de plantão! a melhor coisa a fazer é crescer na graça e no conhecimento de Deus! Muito bom o texto! Que Deus continue lhe abençoando Pr!

    ResponderExcluir
  2. Olá Helena, Graça e Paz. Que bom que tenha gostado do texto e fico ainda mais feliz pelo comentário. Não há nada que deixe um blogueiro mais feliz do que ler os comentários.. rsrs.

    Mas, na verdade, minha maior felicidade é saber que as pessoas são abençoados por este blog. E que de alguma forma, isso acrescente no crescimento tanto na Graça como no Conhecimento.

    Fica na paz e um enorme abraço.

    ResponderExcluir