segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Conhecendo a Jesus Abertamente

Disse-vos estas coisas por parábolas; chega, porém, a hora em que vos não falarei mais por párabolas, mas abertamente vos falarei acerca do Pai. Naquele dia pedireis em meu nome, e não vos digo que eu rogarei por vós ao Pai; pois o Pai mesmo vos ama; visto que vós me amastes e crestes que eu saí de Deus. Saí do Pai, e vim ao mundo; outra vez deixo o mundo, e vou para o Pai. Disseram os seus discípulos: Eis que agora falas abertamente, e não por párabola alguma. Agora conhecemos que sabes todas as coisas, e não necessitas de que alguém te interrogue. Por isso cremos que saíste de Deus. Respondeu-lhes Jesus: Credes, agora?” João 16:25-29

O momento se aproxima. Jesus sente cada vez mais a angústia que antecede o seu sacrifício pela humanidade caída.

 Antes, precisa dar as últimas instruções aqueles que Ele escolheu e os chamou de discípulos. O Mestre sabe da dificuldade que aqueles humildes homens teriam entre o período de sua morte à sua ressurreição.

O tempo se aproxima, então, sem falar por parábolas, como era costume, o Mestre vê a necessidade de falar abertamente sobre o Pai com seus discípulos.
Eles admirados com a simplicidade e facilidade de compreender o amor do Pai, afirmam:

“Eis que agora falas abertamente, e não por parábola alguma. Agora conhecemos que sabes todas as coisas, e não necessitas de que alguém te interrogue. Por isso cremos que saíste de Deus.”

Jesus responde: “Credes, agora?”.

Pois é! A mensagem da cruz é apenas loucura para os que perecem. Para nós que somos salvos, ela é simples e revela o poder de Deus.

Amigo, para compreender os evangelhos não é necessário ser teólogo. Os ensinamentos de Cristo são auto-explicativos. Jesus disse: Amar a Deus e amar o seu próximo como a ti mesmo e ponto final. Romanos 13:9b, diz:

“... tudo nesta palavra se resume: Amarás o teu próximo como a ti mesmo”

Não precisa de mais nada. Qualquer regra que vá adiante desta, será apenas filosofia e achismo humano. Se eu amo a Deus, logo, não tenho outra adoração que não seja Nele. Se eu amo o meu próximo, logo, o amarei com todas as suas diferenças e falhas.

Certa vez, Platão disse: Não há ninguém, mesmo sem cultura, que não se torne poeta quando o Amor toma conta dele.

O Amor de Deus faz isso. Nos torna poetas de nossa própria existência com consciência nos ensinamentos de Jesus.

Infelizmente, a religião veio na contramão da simplicidade dos Evangelhos. O que não é ensinado na sua particularidade e simplicidade, logo, torna-se alienação.

E na alienação nascem os mais apavorantes tipos de manipulações. Ora, se Jesus morreu pelos pecados de todos afim de que fôssemos livres da culpa das nossas transgressões, então, somos justificados e regenerados Nele.

A religião te torna culpado e, na culpa, te apresenta uma série de “soluções” para te livrar da neurose da culpa. Só que essas soluções possuem valores ($) a ser pago e a possibilidade de sua fé não ser suficiente o bastante para libertação de seus problemas.

Jesus falou abertamente e os discípulos disseram: Agora, reconhecemos que saíste de Deus. Jesus respondeu: Credes, agora?

Sim, agora cremos porque não necessitamos que outro nos explique. Nossa fé vem pelo que ouvimos e vimos diretamente de Ti.

E você? Sua fé é alicerçada nos ensinamentos de outros ou na sua concepção íntima do que Jesus abertamente representa para você?

Você é daqueles que entram em campanhas porque um pastor pop com nome parecido a raça de cachorro disse que era para você crê? Então, sua fé está alicerçada na fé de outros e não diretamente em Jesus.

Aprenda com os Samaritanos. Uma samaritana não foi o suficiente para testemunhar o encontro com o Messias. Foi necessário Jesus ficar dois em dias em Samaria para que os samaritanos declarassem para aquela mulher:

“Já não é pela tua palavra que nós cremos; pois agora nós mesmos temos ouvido e sabemos que este é verdadeiramente o Salvador do mundo.” João 4:41,42”

Ora, uma mulher, um pastor, um bispo, um reverendo, um animador de púlpito, um doutor em divindades, qualquer tele-evangelista ou até mesmo um anjo do céu que pregue outro evangelho do que este que fora ensinado, que seja anátema.

Obrigado Jesus que me fez enxergar quando estava cego; ouvir quando estava surdo e caminhar quando estavas atolado e preso na lama da religiosidade.

Que Deus os abençoe em Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário