quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Vivendo o Dia Chamado Hoje

"Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? (...) Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir” Romanos 8: 35/37

O que nos separará do amor de Cristo? Seguindo a lógica paulina, nada pode nos separar do amor de Cristo. Isso por que quem nos amou primeiro foi Ele, logo, seu amor é incondicional e, para nós, inseparável.

Só que um termo que muitas vezes passa despercebido me chamou a atenção. Paulo fala que nem o presente, nem o porvir, pode nos separar deste amor. Mas, o mesmo, não cita o passado.

Obviamente, nem o passado pode nos separar de Seu amor, mais uma vida centralizada em sentimentos e atitudes que apenas refletem o nosso passado, pode nos atrapalhar na experiência de desfrutarmos a essência desse amor que é incondicional.

Ora, é através de nosso passado que vêm nossas maiores culpas e neuroses. É uma luta constante entre o velho homem adormecido e nova criatura justificada e regenerada Nele.

"Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo" 2 Coríntios 5:17

Se alguém vive para remoer o passado, essa pessoa não está em Cristo, uma vez que na nossa vida, tudo se fez novo. Uma vida nova, sem culpa, sem neuroses, é uma vida plena na liberdade de Cristo. Senão somos livres Nele, logo, somos escravos do pecado. Ele tirou o pecado do mundo levando sobre si todas as nossas enfermidades e dores.

Então, viva o seu dia chamado HOJE sem se preocupar com o dia de amanhã (este a Deus pertence) e, jamais, remoendo o seu passado.

Siga este exemplo de Paulo: "Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim,
“Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” Filipenses 3: 13,14

Ora, de tudo que Paulo sofrera em seu passado e no seu atual presente, ele vivia o seu dia com grande consciência ciente de que, até a morte, era uma vitória. Quem não tem medo do que pode acontecer amanhã, vive a cada dia com muita intensidade em Cristo.

Quem vive de passado é museu, já diz um ditado popular. Levante-se HOJE, viva para HOJE e entregue o seu amanhã nas mãos de Deus. Até o que aconteceu ontem faz parte de seu passado. Toda noite de lágrimas dará lugar a uma manhã de regozijos. Creia nisso.

Ainda que o dia chamado HOJE esteja sendo de grandes tribulações e angústias, mais um conselho de quem entende "Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada." Romanos 8:18

Palavra de quem todo dia dá um tchauzinho para o passado e seus respectivos senhores do ontem e não sabem o quanto é prazeroso viver o dia chamado HOJE.

Um beijão grandão no coração,
Sérgio Ricardo

Em Cristo que nos perdoou pelos pecados de ontem, nos amando intensamente hoje e ainda prometendo que estará conosco para todo o sempre de amanhã.



Nenhum comentário:

Postar um comentário