quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Uma Graça que Assusta

Recentemente, conversando com uma amiga em uma comunidade da Ass. de Deus no Orkut, tinha dito que a liberdade que a Graça proporciona, infelizmente, acaba assustando quem não tem a compreensão do que a mesma representa. Eles na sua maioria preferem está na igreja porque se sentem culpados. É o famoso "servir a Deus por intermédio da culpa".

Ora, o próprio Jesus veio a este mundo cancelar o escrito de dívidas que havia contra nós, e que constava de leis, e Ele mesmo removeu todas essas leis, e as encravou na Cruz. Esta própria Lei era chamada por Paulo de “maldita” visto que, através da lei, o homem era considerado maldito, mais a própria Lei não livrava o homem de sua maldição pecaminosa.

Sendo Cristo o sacrifício perfeito, logo; a Lei, não tem nenhuma validade em nós, nos alcançando a plena liberdade em Cristo, pois foi exatamente para a liberdade que Cristo sacrificou-se por nós. Quem não compreende o real valor dessa Graça, têm medo de dizer “EU SOU LIVRE”, porque andam com tanta culpa no cartório, que o dia que se acharem livres demais, tem medo de passarem o dia todo pecando. Por isso precisam de tantas regras e dogmas para se sentirem presas, e assim, continuarem a servirem a Deus com neuroses e medo.

Essa minha amiga fez uma comparação com os animais que são capturados de seu habitat natural e presos para viverem em jaulas. Com o tempo se acostumam, e ainda que a jaula fique aberta, ficam com medo de sair, pois desacostumaram de viver em liberdade.

Eu falei que havia adorado a comparação e concluí dizendo que esse é o maior retrato do Cristianismo na história. Veio exatamente para "enjaular" a liberdade que Cristo nos proporcionou ao livrar-nos da maldição da Lei. Por isso na concepção dos mais variados líderes cristãos, não existe nenhuma possibilidade de sermos salvos do lado de fora dessas jaulas (igrejas).

São os nossos domadores da fé e quem não obedecer as suas regras, o chicote que ironicamente chamam de cajado (como se a figura do pastor de ofício usasse o cajado para bater em suas ovelhas), marca o bucho dos enjaulados.

O único problema da Graça (se é que posso considerar isso um problema) é a liberdade que ela gera. Liberdade é apavorante, nos deixa sem chão, nos obriga a andar com as próprias pernas, concede-nos a benção de pensar, sentir, discernir e nos julgar.

Ela nos torna profundamente autoconsciente e, ao mesmo tempo, nos dá a certeza de que diante de Deus a única voz que se faz ouvir não sai de meus lábios, mas de minha consciência. Ou seja, Graça gera autoconsciência.

E porque autoconsciência assusta? Ora, é a responsabilidade que se adquire com a consciência. A maioria não deseja ter que decidir e assumir a responsabilidade de ter exercido a sua própria consciência diante de Deus e dos homens, e, sobretudo, diante de si mesmo.

Por isso procuram um líder pastor que assuma sua responsabilidade para com Deus. É ele que ora; que jejua; que busca no monte; que tem a chave da bênção, o poder contra o inimigo e etc... Ele, o líder, é a voz de Deus, se ele não interceder por sua causa, logo, a ovelha estará perdida.

Ele é o responsável por sua espiritualidade. Se a ovelha não se liberta, o problema está no líder, na denominação, na liturgia, na irmã Joaquina da cantina e a solução é procurar outro líder ou pastor que tenha mais intimidade com Deus, como se estes possuíssem um poder especial.

Outro problema é que a maioria das pessoas pensa que liberdade induz ao erro. Outro dia ouvi uma pessoa falando com minha vizinha assim: Eu gosto é de sacrifício. Por isso não perco uma campanha na igreja e nenhum voto com Deus. Paulo diz que quem assim faz está crucificando a Cristo novamente.

Gálatas 5: 13, diz: “Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Mas não useis da liberdade para dar ocasião à carne, antes pelo amor servi-vos uns aos outros.”

A liberdade não gera permissividade para o pecado, a liberdade gera consciência, enquanto que a Lei gera culpa e com a culpa vêm as neuroses. Uma vez que Cristo se sacrificou em meu lugar, qualquer outro sacrifício anularia o único e definitivo sacrifício Dele por mim.

Ser livre é ser responsável por sua consciência. E se sua consciência for boa, centralizada no Evangelho, logo, tudo ao seu redor será bom. Somente a Graça torna todas as coisas puras, para os puros.

Que Deus vos abençoe.

Em Cristo que nos trouxe a liberdade na Graça contra a libertinagem da Lei.

2 comentários:

  1. Linda, excelente!... Sua compreensão, seu discernimento do Evangelho da Paz, sim da Paz, pois isso é q Cristo nos proporciona com Sua doce e agradável Presença!
    Mano vc está autorizado a crescer... Rs!... Parece engraçado dizer isso... Rs!... Mas, a Liberdade e libertação do sistema religioso nos proporciona este crescimento... fora da caixinha, fora do arraial, fora dos portões de aparente "segurança", fora da superstição de sermos "abençoados"... este "abençoados" seria muita presunção, pois o q é ser abençoado??... Se não estiver dentro dos moldes da religião evangélica o q é ser abençoado??... Pois se não estivermos "dentro", seremos assim, "abençoados"??... Faz-me rir... Rsrsrs!
    Graças a Deus consegui me livrar deste ambiente de superstições... pois eu detesto superstições... principalmente quando estão camufladas com a fé do sistema. Pois a fé em Cristo é mui diferente e superior!!!

    Paz, meu brother!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Grande Fabão, amém meu brother. É exatamente isso. Essa sua frase " vc está autorizado a crescer", pensei que fosse alguma nova do Marcus Gregógio da Apazsemestá (Apascentar) de NOva Iguaçu. hehe
    Não existe nenhum melhor crescimento se não for na Graça e no Conhecimento de Nosso Senhor Jesus.
    Abraços

    ResponderExcluir