quarta-feira, 7 de abril de 2010

A Letra mata, mas o Espírito vivifica



Bom, eu resolvi criar este blog, com o intuito de manifestar todo meu pensamento em relação à Graça de Deus. Particularmente eu não sei se terei leitores assíduos, ou se todos estes pensamentos passarão despercebidos. Mais cansei de sofrer na mão de religiosos. Cansei de religião.

E se vc como eu, também está cansado ao rumo que a nossa Igreja Evangélica tem tomado, este é o seu lugar para desabafar, pois... ...


"A letra mata, mas o Espírito vivifica" (2 Co 3:.6b)


Lembro-me que assim que eu entrei no seminário para cursar teologia, um certo crente me apresentou este versículo acima, dizendo que a teologia iria tirar toda minha espiritualidade. Que quanto mais "letrado" eu fosse menos da unção do Espírito Santo eu teria. Não obstante, o primeiro módulo do curso básico de teologia pela EETAD, foi "Cartas Paulinas 3" que lecionava a 1ª e 2ª carta aos Coríntios. Caiu como uma luva, pois, obviamente, eu teria a interpretação deste versículo que estava encucando a minha cabeça. A interpretação foi a mais linda possível. Créditos ao meu primeiro professor de Teologia, Pr Rosinaldo Santos, um monstro na área teológica.


O capítulo 3 de 2ª Coríntios, trata-se da Nova Aliança. Quando Paulo diz: "a letra mata", mas o espírito vivifica, não está dizendo, conforme algum tem suposto, que é errado observar e fazer exatamente aquilo que a Bíblia diz; Paulo está fazendo uma comparação entre a lei e o Evangelho. A letra significa a lei do Antigo Testamento. É chamada letra, porque foi escrita em tábuas de pedra. A diferença entre estes dois ministérios é tremenda. Um deles mata, e outro, vivifica. Como é que a lei nos mata? Ela faz-nos saber que somos pecadores. A letra mata porque por meio dela o homem peca conscientemente. Ele a conhece, mas não tem poder para guardá-la, logo, transgride-a. O resultado desta transgressão da lei de Deus é morte e condenação. A lei lhe mostra como ele é (mau e pecador), mas não lhe dá poder para transforma-se, Conseqüentemente, nosso ministério é o do Espírito, e... " o espírito vivifica". Essa grande obra vem da sua força interna vivificante. Ele entra no coração do pecador e o vivifica, regenera e dá a vida. Ele provê o elemento que a lei não podia prover - o desejo e o poder de cumprir o mandamento de Deus.


Em suma, este é o segredo de ser alcançado pela Graça. O de viver uma nova aliança. O que antes servia para condenação, afora é para reconciliação. Quem vive na lei, condena seu irmão. Mata sua espiritualidade, procura de toda forma te desanimar. Mais quem vive no ministério do Espírito, que á a nova aliança, ele vivifica, te dá ânimos, te orienta, te ajuda, te estende à mão. Você faz parte deste Ministério. Daquele que a todo o momento está interessado em te levantar, te ver feliz!!!


Em Cristo, que é mais perfeito que a própria perfeição
.

2 comentários:

  1. O ESPÍRITO DOS SANTOS PROFETAS DESPERTA OS DISCIPULOS DO CRISTO VIVO, REVELANDO O QUE ESTÁ ESCONDIDO NAS PARÁBOLAS BÍBLICAS: (RM.9.1) – Digo a verdade em Cristo, não minto, testemunhando comigo, no Espírito Santo, a minha própria consciência:
    (MT.15.18) – E chamando Jesus os seus discípulos, disse: (MC.14.41) Ainda dormis e repousais? Basta! (LC.8.10) - A vós outros é dado conhecer os mistérios do reino de Deus; aos demais, fala-se por parábolas, para que, vendo, não vejam, e, ouvindo, não entendam: (2CO.10.7) – Observai o que está evidente, na recomposição das 116 letras e dos 4 sinais, que compõem esta parábola:
    (AP.2.7) – QUEM TEM OUVIDOS OUÇA O QUE O ESPÍRITO DIZ ÀS IGREJAS:AO VENCEDOR DAR-LHE-EI QUE SE ALIMENTE DA ÀRVORE DA VIDA, QUE SE ENCONTRA NO PARAÍSO DE DEUS:
    (LC,20.17) – Que quer dizer, pois, o que está escrito? Quer dizer que hoje podemos ler, entender e saber ensinar que:
    AGORA O CRISTO VIVO ESCREVE ENSINANDO O HOMEM A SER DE DEUS: QUER QUE O ESPÍRITO QUE É DONO DA VERDADE, ESPIRITUALIZE A ALMA QUE É DONA DA JUSTIÇA:
    (JB.14.1) – Não se turbe o vosso coração, credes em Deus, crede também em mim; (EC.12.14) – porque Deus há de trazer a juízo todas as obras, até mesmo as que estão escondidas, quer sejam boas quer sejam más. (JB.21.14) – Este é o discípulo que dá testemunho destas cousas e que as escreveu, e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro; (IS.28.26) pois o seu Deus assim o instrui devidamente e o ensina.

    ResponderExcluir
  2. DOANDO FÉ CONSCIENTE E VIDA ESPIRITUAL EM CRISTO:

    (GN.49.1) – AJUNTAI-VOS E EU VOS FAREI SABER O QUE VOS HÁ DE ACONTECER NOS TEMPOS VINDOUROS:(TB.12.6) – BENDIZEI AO DEUS DO CÉU, E DAÍ-LHE GLÓRIA DIANTE DE TODOS OS VIVENTES, POR TER USADO CONVOSCO DA SUA MISERICÓRDIA: O seu poder há de espiritualizar as almas de todos os Homens de bom senso, e de todas as Mulheres de boa fé; que alcançaram a verdade cientifica revelada na “EXORTAÇÃO DO SABER”; e que também já passaram a interagir com o Cristo Vivo, ao publicarem o chamamento que o nosso Pai Comum tem feito aos Filhos e Filhas do amor eterno, e que já começaram a renascer espiritualmente para a vida eterna.

    Aqueles que buscaram as boas novas na “Bibliogenese de Israel”, já vislumbraram a herança espiritual que a Providência Divina nos legou, e também já saberão se auto-reciclar na Lei do Senhor que nos impõe a recomposição da literatura bíblica, para formar os Cristãos Conscientes que hão de consumar a Profecia Sagrada, conforme já tem sido demonstrado, assim:

    (EX.) – O SEGUNDO LIVRO DE MOISÉS CHAMADO ÊXODO: OS DESCENDENTES DE JACÓ NO EGITO. Estas 60 letras e 5 sinais recompostos, revelam que: É O CONJUNTO DE EX-SEGRÊDOS: O LEGADO DE VIDA CÓSMICA E O DESTINO DOS HOMENS.

    Outro exemplo:

    (JR) – JEREMIAS: A VOCAÇÃO DE JEREMIAS. São 26 letras e 3 sinais que dizem: CRIEI A AÇÃO DO SER: VEJAM E SEJAM.

    (JB.29.22) - RECEBEI O ESPÍRITO SANTO! (1CO.11.1) – SEDE MEUS IMITADORES COMO TAMBÉM EU SOU DE CRISTO.

    (Na verdade, Deus nos concedeu o livre arbítrio, a fim de que pudessemos agir tanto divinamente, como diabolicamente; segundo a nossa formação cristã, na proporção da nossa graça em Cristo Jesus).

    ResponderExcluir