sexta-feira, 9 de abril de 2010

Teologia da Prosperidade x Suor do seu Rosto



Teologia da Prosperidade x Suor do seu Rosto

"No suor do teu rosto comerás o teu pão," Gn 3:19a

Senão me engano, a teologia da prosperidade passou a crescer de uma forma assustadora em nosso solo Tupiniquin, em meados de 1992. Foi quando algumas coisas esquisitas começaram a acontecer no meio cristão, como pessoas afirmando terem recebidos certas "unções", como "obturações de dentes de ouro" de uma forma sobrenatural.

Aquilo foi virando algo demasiado, e o assunto que rolava, é que a "unção dos dentes de ouro", estavam em evidência. Pregadores e pregadoras orgulhavam-se de que, em suas reuniões, a “unção do dente de ouro” estava acontecendo. Era o auge da Teologia da Prosperidade. As reuniões de “empresários evangélicos” eram as coqueluches desses modismos. De lá para cá a igreja evangélica nunca mais foi a mesma. O espírito que soprou não era mais santo, era espírito de facção, disputa, inveja, ciúme, competição, traição, comércio e profunda impiedade.

E o que temos visto hoje? A herança desses "benditos" dentes de ouro, que hoje em dia, não se vê mais "em obturações de bocas manipuladas", mas, em muitas bocas, que se dizem portadoras da Voz de Deus, o ouro continuam lá sendo lançados com a promessa de uma falsa riqueza.

Esses dias, vi alguém fazer o comentário de um certo pastor (ou seria pastel?), que chegou até ele com seu carro de luxo, o indagando até quando ele continuaria naquela situação de viver sendo um assalariado? Pois, se ele tem promessas Divinas, deveriam está andando com um carro classe A.
O que mais me indignou neste relato, é saber que quem sustenta essas regalias covardes que esses supostos pastores usufruem, é, exatamente, aquele assalariado, que muita das vezes, iludido por uma falsa prosperidade, investe todo seu salário para suprir as necessidades desses lobos ferozes, que estão apenas interessados na lã da ovelha, e jamais com sua vida espiritual.

Não existe nada mais digno do que sermos prósperos através de muito trabalho e dedicação. O Próprio Jesus Cristo, abdicou-se de seus atributos por amor as almas, e foi através de seu suor, ou melhor, de seu sangue, que nos deu o acesso ao Reino de Deus. E o próprio Mestre nos ensinou, que neste mundo teríamos aflições, e não, prosperidades financeiras como prioridade em nossa trajetória cristã, mais com bom ânimo, venceríamos como Ele venceu.

Mas, a teologia da prosperidade, ensina os crentes a serem gananciosos. A pessoa entra pobre dentro da igreja, e iludidos com uma falsa promessa de enriquecimento rápido, são altamente enganados dizendo que Deus vai cubrí-los de bênçãos sem medidas, e o melhor.. sem precisar trabalhar para isso!!
Pra quê acordar as 4 da matina, cruzar engarrafamentos, está subordinado a assédios morais e estresses emocionais, se você pode, simplesmente, num passe de mágica, estilo abracadabra, apenas pegar o envelope, depositar ali "seu tudo" e num passe de mágica.. tharannn... estarás rico!!

Agora, já percebeste, que quem mais entrega "os sacrifícios" de fogueiras santas, dízimos, trízimos e toda sorte de bestereologia envolvendo dinheiro na sua grande maioria, é o pobre assalariado? Quem sustenta esses lobos, é aquele trabalhador que soa para ganhar seu mízero salário mínimo, enquanto que o pastor destas empresas estereotipadas de igreja, anda no melhor carro, come das melhores refeições. E o manipulado, as vezes comem o famoso bife da granja (ovo).

A Igreja que se diz de Cristo, segue o exemplo do início da Igreja Cristã, aonde os mais ricos vendiam suas propriedades e repartiam com os mais pobres, aonde não havia necessitado algum, segundo relato Bíblico. Talvez, alguém me pergunte? Mais por acaso existe alguém que hoje venda de verdade sua propriedade e repartar com alguém mais necessitado? O mais interessante nessa passagem de Atos, era o amor e a comunhão entre os irmãos da Igreja Primitiva.

Talvez, não tenhamos coragem de vender o que temos, mais o fato de ajudar-mos alguém mais necessitado do que nós, já é praticar os ensinamentos de Cristo. Ser Cristão, é ser cheio de fé como Paulo, e também um ótimo construtor de tendas (trabalhador). Mesmo sofrendo com fome e nudez, que o Grande Apóstolo sofreu, é ter a certeza que ...

"...as aflições deste tempo presente não se podem comparar com a glória que em nós há de ser revelada."

Lembre-se: A maior teologia da Prosperidade é o suor do seu rosto.

Em Cristo, que suprirá todas as nossas necessidades em Glória.

Um comentário:

  1. Belo blog ,depois irei ver com atençao todos os assuntos postados mas ja deu pra ver que e bom

    queria ver o donny swagtt pregando aquela mensagem dos cafetoes da prosperidade em rede nacional

    ResponderExcluir