segunda-feira, 12 de abril de 2010

As últimas contrações

As últimas contrações



"Mas todas estas coisas são o princípio de dores."

MT 24:8


Diante de tantas catástrofes mundiais, em tão pouco espaço de tempo, como o Terremoto no Haiti e no Chile, o último terremoto que aconteceu no México, ameaças de Tsunamis e todas essas tempestades constantes que tanto assolou o Estado do Rio de Janeiro, tenho visto algumas pessoas se perguntarem, se esses acontecimentos não passam de meros fenômenos naturais, ou se são, sinais eminente da Volta de Cristo?

Certa vez, alguém chegou até mim, um pouco confusa quanto as promessas Bíblicas para os últimos dias, me questionando se de fato, estaríamos vivenciando os últimos dias da dispensação da Graça nessa terra. Seu questionamento, foi:

"Minha vó, que era cristã assídua, já falava do retorno de Cristo com uma convicção tão grande, que ela acreditava que não morreria antes do arrebatamento. Após o falecimento de minha vó, vi minha mãe, diariamente, falando sobre a volta de Jesus, que já não faltavam mais nada para as promessas se cumprirem, com a mesma convicção de que Jesus voltaria em seus dias. E o pior, é que minha mãe já desceu a sepultura, e aqui estou eu, pregando para o meu filho adolescente dizendo que somos a geração do Arrebatamento. Será que eu também vou morrer sem presenciar este acontecimento deixando para o meu filho, a missão de anunciar para os meus netos, que Jesus realmente está as portas? O que nos faz ter a certeza que Jesus está mais próximo de voltar para buscar a sua igreja hoje, do que no tempo de minha vó?"

Realmente, esse tem sido o questionamento de muitas pessoas. O próprio Apóstolo Paulo, tinha convicção de que o Mestre voltaria em seu tempo, tanto que em Romanos 13:11, ele já dizia:
"E isto digo, conhecendo o tempo, que é já hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está, agora, mais perto de nós do que quando aceitamos a fé"
A pergunta que não quer calar, é: Como podemos ter certeza de que Cristo está mais próximo de voltar hoje, do que nos tempos de Paulo?

Analizando capítulo 24 de Mateus, que nos traz todo um contexto sobre os sinais que antecederiam a volta do Filho de Deus, no versículo de número 8, Ele nos apresenta uma informação grandiosa sobre esses sinais. Na Bíblia, versão de Almeida, parece apenas sugerir que esses eventos "são o princípio dos sofrimentos", enquanto que o original grego é dito que "todas essas coisas são o princípio das dores de parto". Note por tanto, que Jesus não disse "sofrimento", mas "dores de parto"

Usando essa linguagem de uma parturiente, lembro logo de quando minha esposa deu os primeiros sinais seguidos de intervalos entre as contrações dolorosas a fim de determinar a proximidade do nascimento de meu filho Arthur Ricardo. Interessante, que não é a dor inicial em si que dá o sinal. Somente quando as contrações se tornam mais frequentes, contínuas e intensas é que a mulher sabe que o bebê está prestes a nascer.

Quando Jesus revela a lista de sinais que indicaria a sua volta, Ele procura deixar os discípulos despreocupados, pois, seria apenas o início das dores de parto. Mais a medida que essas contrações vão aumentando, mais iminentes vão ficando as possibilidade do arrebatamento da Igreja. Nos dias em que vivemos, não precisa ser nenhum mestre em Escatologia, para chegar-se a conclusão que nosso planeta Terra está próximo de um fim. Os próprios cientistas tem advertido toda a humindade para esse possível e catastrófico acontecimento.

Muitos evidencíam a aproximidade do arrebatamento, com os resultados da fúria da natureza, como terremotos, tsunamis, tempestades. Mas em minha humilde opinião, o que nos faz ter a certeza de que estamos vivendo os últimos dias dos Eleitos por Cristo na terra, é exatamente a grande apostasia dentro do mundo evangélico e cristão. Uma lida coinciente e contextual em 1ª Tímoteo 4, chegará a essa conclusão.

Nunca vivenciamos tantas heresias, profetadas, visagens, revelamentos, teologias, teorias, igrejas para todos os gostos e tipos, como nesses últimos dias. Ser considerado evangélico hoje, é motivo de chacota. O pentecostalismo que antes eram respeitado pelo fervor na Ministração da Palavra, hoje, é alvo de piadas com direito a circo, palhaços, mágicos, malabaristas e ilusionistas.

As antigas indulgências cobradas pela ICAR, que tanto foi combatidas por Martinho Lutero, nesses últimos dias, retornaram com a Teologia da Prosperidade. Escandâlos dos mais absurdos, envolvendo lideranças cristãs e evangélicas, é fato quase que diriamente na mídia. A manipulação religiosa é algo tão presente nas denominações, que a igreja se tornou uma empresa com direito a uma disputa desenfreada pela clientela. O desapego pela fé criacionista vem a cada dia dando lugar ao Ateísmo.

Chegamos a um nível que "congregar" está próximo ao insuportável mediante a essa apostasia. A única alegria que hoje temos, é saber que estamos a cada dia mais próximo ao cumprimento das promessas sobre o arrebatamento, quando o Amado de nossas Almas, Jesus Cristo, enchugará de nossos olhos todas as lágrimas.
E lá no céu, mermão, não entrará a religiosidade, as manipulações, as teologias, os escandâlos, lá no Paraíso só tem lugar para aqueles que o nosso Mestre elegeu antes da fundação do mundo.

Mesmo que o mundo se acabe em catástrofes, ou que as lideranças apóstatas se matem pelo amor ao dinheiro, eu sei que a qualquer momento o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, nos chamará pelo nome e adentraremos os portões celestiais para nunca mais nos afástá-lo Dele.

Em Cristo, que num abrir e fechar de olhos, nos arrebatará ao encontro Dele.


2 comentários:

  1. E lá no céu, mermão, não entrará a religiosidade, as manipulações, as teologias, os escandâlos, lá no Paraíso só tem lugar para aqueles que o nosso Mestre elegeu antes da fundação do mundo.


    muito bom Sergio parabéns mermão...

    Adorei

    ResponderExcluir
  2. Paz sumida.. obrigado pelo comentário.
    Deus te agracie mana :)

    ResponderExcluir